I Encontro Latino-americano de Prefeitos e II Encontro Brasileiro Rumo aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

28/06/2010 a 29/06/2010

Objetivo

A iniciativa Rostos, Vozes e Lugares foi lançado no 47º Conselho Diretor da OPAS em setembro de 2006 em sua sede em Washington, DC. Desde então, diferentes países latino-americanos, através dos Ministérios da Saúde e escritórios da OPAS nos países tem identificados  municípios mais vulneráveis, onde, além da liderança local, existe um processo de organização comunitária, que tornam possível a realização da iniciativa.

Rostos, Vozes e Lugares pretende trabalhar com o seu apoio e sua vontade política, com o seu trabalho em equipe e comprometimento dos líderes de sua comunidade, como também, com a participação detodos os membros da comunidade de análise dos Objetivos de Desenvolvimento do  Milênio/ODMs, para melhorar as condições de vida.

O Brasil foi escolhido para lançar a primeira rede com prefeitos, objetivando simbolizar todos os prefeitos de Rostos, Vozes e Lugares na América Latina, porque noBrasil ocorreu  nos días 18-19, o Primeiro Encontro Brasileiro para o cumprimento dos ODMs e um dos resultados dessa reunião foi a assintatura da Declaração de Olinda diz que: "considerando que a iniciativa Rostos, Vozes e Lugares é uma iniciativa responde aos determinantes sociais da saúde para reduzir a vulnerabilidade e minimizar as desigualdades, que visa envolver comunidades em seu próprio processo de desenvolvimento, que parte das necessidades de ação intersetorial para reforçar a construção de cidades e municípios saudáveis com uma abordagem comunitária, com ênfase na promoção da saúde, desenvolvimento sustentável e da eqüidade e recomenda:


1.Implementar a iniciativa em outros municípios do Brasil;
2.Promover parcerias intersetoriais para atuar com as populações mais vulneráveis através de metodologias participativas como promover Rostos, Vozes e Lugares  em cinco etapas: (1) seleção das comunidades e do diagnóstico inicial (2), diagnóstico participativo, (3) definição das intervenções chaves (4) monitoramento e (5) divulgação da iniciativa.
3.Promover o intercâmbio de experiências bem sucedidas no âmbito do RVL na região da América Latina e no Caribe, facilitando a disseminação de boas práticas.
4.Manter alinhada a iniciativa RVL com os princípios dos Direitos Humanos.
5.Relacionar as comunidades de RVL com os Conselhos Manicipais de Saúde;
6.Conciliar e integrar a iniciativa RVL com o desenvolvimento de outras iniciativas do Ministério da Saúde, dirigida para o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
7.Desenvolver esforços para mobilizar recursos que assegurem  o desenvolvimento das principais intervenções no RVL.
8.Realizar todos os anos durante o mês de junho um "Encontro Brasileiro rumo aos ODMs no âmbito do Rostos, Vozes e Lugares somando a este encontro de prefeitos comprometidos com o desenvolvimento do Milênio.
9.Reafirmar a vontade política de fortalecer a iniciativa Rostos, Vozes e Lugares no Brasil.

Por todas estas razões e em aliança com o Brasil e especialmentecom o prefeito de Guarulhos/SP decidimos realizar o lançamento da Rede Latino-americana de Prefeitos RVL no Brasil e no mês de junho para cumprir o compromisso assumido com os prefeitos presentes em  Olinda/PE e adicionar ao seu compromisso e o entusiasmo de outros prefeitos de 10 países da América Latina.


Objetivos 

1.Modelar a Rede de Prefeitos da América Latina em  Prol da inciativa do Rostos, Vozes e Lugares para alcançar os ODMs.
2.Compartilhar experiências bem sucedidas de cada comunidade para promover os ODMs.
3.Conheçer os desafíos de uma área urbana e aprender com as experiências em Guarulhos/SP
4.Compartilhar os desafíos do Chaco Sul-Americana e compartilhar as ações que estão ocorrendo em municípios isolados e pobreza extrema.
5.Conhecer o conjunto de Boas Práticas.
6.Formar uma comunidade de prática entre os prefeitos.

 
OPAS/OMS no Brasil
Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: 55 61 3251-9595